Por sorte ou azar, hoje é sexta-feira 13.

Opinião I 13.06.03

Por: sync

Compartilhe:

Nada de gato preto ou de passar embaixo de escadas, há até quem não vá sair de casa hoje porque é sexta-feira 13. O maior mistério da data, no entanto, é saber porque tantas pessoas a consideram um dia de azar. Uma das supostas origens da crendice faz parte da história do cristianismo. Jesus era seguido por 12 apóstolos e como foi crucificado numa sexta-feira, a combinação do número de seguidores, mais Cristo, com o dia da semana passou a representar sacrifício para os cristãos.
Outra versão vem da mitologia viking (povo que habitou os países da Escandinávia, no Norte da Europa) – a deusa do amor, Friga, para se vingar dos cristãos que queriam acabar com a antiga religião dos países nórdicos, todas as sextas-feiras se reunia com 11 bruxas e um demônio para amaldiçoar os católicos.
Cabala
"O 13 realmente não é um número de vibrações positivas, mas não há nada que o relacione a azar quando combinado com a sexta-feira", afirma o cabalista Maxsehn. Dois cálculos cabalísticos feitos por ele com a data 13 do junho de 2003 indicam que hoje o dia é de vibrações neutras.
Na interpretação da filósofa Izabel Furini, as pessoas têm medo do 13 porque o número representa o fim de um ciclo e o início de outro. É por isso que o número representa a carta da morte no tarô, uma carta de mudança. "Fechar um ciclo é sempre sacrifício", diz Izabel Furini.
Para o deputado estadual Natálio Stica, do PT, não há porque ter medo. "Ano passado concorri com o 13013 e em 97 fui bicampeão de marcas com um carro n.º 13. O 13 já me acompanhou pelo menos umas 13 vezes", brinca.
No partido do 13, Stica não é exceção. O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, também do PT, diz que o 13 sempre foi seu número de sorte. Não é à toa que escolheu para o celular um número que temina em 1313. Ele conta que em uma viagem de São Paulo a Mato Grosso parou na cidade de Assis e, sem perceber se sentou em uma mesa de número 13. "Foi uma das viagens mais proveitosas da minha vida", diz.
Previsão
De acordo com a previsão da astróloga Egípcia, esta sexta-feira é uma boa oportunidade para quem está com problemas no relacionamento amoroso fazer as pazes. "Toda sexta é dia de Vênus, a deusa do amor. Hoje, dia 13, é um dia especial para abandonar o que há de ruim na relação", explica..
Gazeta do Povo (PR) – Patrícia Künzel

Comentar com o Facebook