Home Lotérica Insegurança leva ao fechamento 3% dos estabelecimentos comerciais do Rio.
< Voltar

Insegurança leva ao fechamento 3% dos estabelecimentos comerciais do Rio.

03/11/2003

Compartilhe

Rio – Os assaltos e a violência crescente já são responsáveis pelo fechamento de 3% dos estabelecimentos comerciais do Rio de Janeiro e estão mudando a rotina e a dinâmica dos comerciantes da cidade. A afirmação foi feita pelo presidente do Conselho Empresarial de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Daniel Pla.

Segundo ele, preocupados com a situação, os comerciantes estão se unindo para contratar seguranças particulares a fim de suprir a falta de policiamento nas ruas.

Daniel Pla informou que o custo de um segurança pode variar entre R$ 150 e R$ 500 por mês, o que pode fazer diferença no orçamento do pequeno comerciante, que acaba deixando de contratar um vendedor para contratar um segurança.

Levantamento da Associação Comercial mostra que os postos de gasolina e casas lotéricas são os alvos mais freqüentes dos assaltos. "Com a alta circulação de dinheiro, uma solução encontrada pelas lotéricas foi fazer dois ou três depósitos por dia", disse Pla. Bancas de jornais, que eram constantemente assaltadas por vender cartões telefônicos, optaram por não vendê-los ou reduziram os estoques do produto. Outra saída dos lojistas foi instalar circuitos internos de TV.

Daniel Pla informou que as áreas mais críticas são Madureira e a Avenida Nossa Copacabana, onde 5% das lojas fecharam por falta de segurança e por ser alvo dos camelôs.

Agência Brasil – Nielmar de Oliveira, Repórter da Agência Brasil