Jogo do Bicho completou 129 anos de criação neste domingo

Blog do Editor I 14.10.19

Por: Elaine Silva

Compartilhe:
A petição do Barão de Drummond foi aceita em 13 de outubro de 1890

Neste domingo, dia 13 de outubro, o jogo do bicho comemorou 129 anos de criação. A modalidade, ao contrário do que muitos afirmam, não foi criada pelo Barão de Drummond, mas sim pelo mexicano Manuel Ismael Zevada.

Nos tempos da Monarquia o Barão de Drummond, eminência política do Império e amigo da família real, era fundador e proprietário do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro – que então funcionava em Vila Isabel. A manutenção do zoológico era patrocinada com uma generosa subvenção mensal do governo para alimentar toda a fauna.

Com a proclamação da República em 1989, o velho Barão perdeu o prestígio e o patrocínio. Sem o auxílio do governo, o Barão chegou a cogitar fechar em definitivo o zoológico do Rio. Mas a solução veio através do mexicano, Manuel Ismael Zevada, que era fã do zoológico e sugeriu a adaptação da Loteria das Flores para a Loteria dos Bichos, que permitisse a manutenção do estabelecimento.

Barão de Drummond ficou entusiasmado com a ideia e encaminhou uma petição ao Conselho de Intendência Municipal solicitando que fossem permitidos alguns jogos mediante pequena contribuição, uma vez que só assim seria possível manter o zoológico, um local tão querido e importante para a cidade.

A petição foi aceita em 13 de outubro de 1890, assinou-se o termo aditivo ao contrato de criação do Jardim Zoológico de Vila Isabel. Assim, oficialmente, nessa data foi criado o jogo do bicho no Brasil.

O frequentador que comprasse um ingresso de mil réis ganharia vinte mil réis se o animal desenhado no bilhete de entrada fosse o mesmo que seria exibido em um quadro horas depois. O Barão mandou pintar vinte e cinco animais. A cada dia, um quadro subia com a imagem de um bicho. Multidões iam ao zoo com a finalidade de comprar os ingressos e aguardar o sorteio do fim de tarde. Em pouco tempo, o jogo do bicho tornou-se um hábito da cidade.

O mexicano Zevada foi nomeado o primeiro gerente da operação, que teve a sua primeira extração oficial realizada no dia 4 de julho de 1892.

Comentar com o Facebook