Home Blog Cartola FC é um dos motivos da mudança do Grupo Globo
< Voltar

Cartola FC é um dos motivos da mudança do Grupo Globo

08/05/2018

Compartilhe

O sucesso surpreendeu executivos da empresa, o que chegou a render menções ao jogo no Jornal Nacional, o principal telejornal da emissora

O potencial demonstrado pelo fantasy games Cartola FC é um dos motivos da mudança de linha editorial do Grupo Globo sobre a legalização dos jogos, principalmente sobre os jogos online ou pela Internet.
O Cartola tem duas versões, o FC que é gratuito e o PRO, que é uma versão paga, que neste ano custa R$ 49,90. A reportagem da Folha S.Paulo, estima que em 2017, o Grupo Globo faturou cerca de R$ 14 milhões com o serviço. O sucesso surpreendeu executivos da empresa, o que chegou a render menções ao jogo no Jornal Nacional, o principal telejornal da emissora.
O Cartola FC, a versão gratuita, é um sucesso estrondoso. O app do Cartola FC é o líder em downloads de todo o Grupo Globo, à frente inclusive do Globo Play. O ano passado foi o melhor do jogo, criado em 2005. Foram mais de 10 milhões de times criados no total. Na 10ª rodada do Brasileirão, o game bateu o recorde de maior número de escalações em uma só rodada: mais de 5,5 milhões de times.
Categoria PRO

O Cartola tem duas versões, o FC que é gratuito e o PRO, que é uma versão paga, que neste ano custa R$ 49,90

Em 2016, a Globo criou a categoria PRO, em que, pela primeira vez, jogadores que quisessem alguns benefícios, precisariam pagar uma mensalidade. Naquele primeiro ano, 135 mil pessoas aderiram à nova categoria. No ano passado, esse número já subiu para mais de 330 mil. Como o valor a ser pago anualmente era de R$ 39,90, chegou-se a um faturamento de cerca de R$ 13,2 milhões em 2017. O preço permaneceu o mesmo este ano para quem já era PRO no ano passado, mas para quem entrou este ano, o valor subiu para R$ 49,90. Os meios de pagamentos disponíveis são através dos cartões de créditos Visa, Mastercard, Amex e Diners e boleto bancário.

O modo pago não é a única fonte de lucro para a Globo. Ligas, desafios, uniformes dos times customizados e criação de ações de branded content abrem a possibilidade de marcas aliarem suas mensagens ao conteúdo dentro da editoria Cartola no GloboEsporte.com. Além disso, este ano estão sendo veiculadas publicidades no APP. Ambev, Chevrolet, Hypermarcas, Itaú, Unilever e Vivo já têm suas marcas estampadas no jogo.

O Cartola PRO é considerado ume promoção de responsabilidade da Globo Comunicação e Participações e foi autorizado pela Caixa Econômica Federal através do Certificado de Autorização – CA CAIXA 4-0168/2018.

Além do Cartola, os canais SporTV do Grupo Globo também veiculam exaustivamente publicidades de sites de apostas esportivas.