Home Blog Ana Paula Vescovi é a mais cotada para assumir a Caixa
< Voltar

Ana Paula Vescovi é a mais cotada para assumir a Caixa

08/11/2018

Compartilhe

Secretária executiva da Fazenda, Ana Paula Vescovi, deve integrar novo governo, assim como o atual titular do Tesouro, Mansueto Almeida

A secretária executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, é candidata “fortíssima” à presidência da Caixa Econômica Federal no novo governo. É como auxiliares do presidente eleito, Jair Bolsonaro, a descrevem. Ela é favorita por ter feito uma reestruturação importante no banco, aumentando a transparência e os resultados da instituição. Segundo essas fontes, Ana Paula já manifestou interesse no cargo.

A secretária chegou a ser convidada para comandar a Fazenda do Rio, mas recusou o convite do governador eleito, Wilson Witzel. Atualmente, Ana Paula é presidente do Conselho de Administração da Caixa e foi uma das responsáveis pelo novo estatuto do banco, ajusta dopara melhorara governança e reduzir o nível de ingerência política na instituição. No entanto, um grupo de empregados ainda pressiona pela permanência do atual presidente, Nelson de Souza, que é funcionário de carreira e tem atuado em linha com Ana Paula desde que assumiu, em abril.
Outro integrante da equipe econômica de Michel Temer que pode permanecer no governo em2019éo atual secretário do Tesouro, Mansueto Almeida. Ele já vinha sendo sondado pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, mas estava reticente por causa de propostas econômicas ousadas de Bolsonaro, como ade zerar o déficit fiscal em apenas um ano. No entanto, depois de conversar com Guedes, o secretário avaliou que a equipe de transição está com “os pés no chão” e tem uma visão realista dos desafios da economia. (Com O Globo)